9 de nov. de 2011

REFERÊNCIAS - Luciana Rattes

Escolhi por pesquisar por cenógrafos brasileiros e fui me encantando pelo que fui descobrindo.



Helio Eichbauer




Estudou com o renomado cenógrafo Josef Svoboda, em Praga. - do qual vimos um documentário em aula.

No Brasil, realizou trabalhos em diversas áreas da arte brasileira, como óperas, teatro e shows de música popular. Ganhou diversos prêmios.

Quando completou 30 anos de profissão, na década de 1990, Hélio Eichbauer já tinha acumulado uma
extensa lista de trabalhos, totalizando 130 em teatro, 13 exposições, além disso, reunia 28 prêmios.



Hélio modificou os recursos usados, propondo a metáfora, a livre interpretação e o papel autoral na concepção artística do espetáculo. Levou também suas criações a outras áreas artísticas, como vídeo e cinema.


Ensinou cenografia em diversas universidades e escolas de teatro, como a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Artes Visuais, Universidade do Rio de Janeiro, Ateneo de Caracas, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Escola de Teatro Martins Pena.








Pernambucana, mora em são paulo. Graduada em design gráfico.

Com uma grande ligação com o carnaval de Recife, faz um trabalho lindo, e usa as cores como uma ótima maneira de integrar essa cenografia em seu entorno.









Cearense, nascido em 1963

"Um artista que se interessa pelo rejeito, pelo material desprezado, pelas sobras: este é o princípio básico de seu trabalho. Seu desafio é sempre transformar algo que ninguém quer em objeto de desejo. Sua filosofia é tornar a dar vida ao que já está morto, é ressuscitá-lo, é proporcionar-lhe uma nova vida.
“Me interessam muito os objetos de força bruta para sacralizá-los: um carrinho de mão, uma ferramenta, um manequim de moda que transformo em anjo. Quero harmonizar objetos e materiais conflitantes.”"

Fotos do show do Beirut e Manacá. Seriados da Globo "Capitu" e "Hoje é dia de Maria".



Nenhum comentário: