28 de out. de 2011

Carro Alegórico: Santa Tereza


Ao pensar o Santa Tereza, tive o desafio de interpretá-lo sem sua principal características, que é a boêmia. Então, em andanças pelas ruas do bairro pude perceber algo que se repetia por toda sua extensão, plantas que nasciam em meio as construções. E esse fato diz muito sobre o que o é o Santa Tereza. Um bairro onde cabem todos os tipos de pessoas, onde o tradicional convive com o novo, a boêmia com a religiosidade e a cidade formal com a informal. Tudo em aparente harmonia.

A ideia principal do carro é representar essa capacidade que o bairro tem de acolher os diferentes tipos de vida, focando naquelas que nascem nas brechas do Santa Tereza. Como é o caso das plantas que ficam em meio às casas e o aglomerado que surgiu as margens do bairro.

Após vivenciarmos o bairro e transformar no projeto do carro alegórico, foi hora de colocar em prática. Houve diversas tentativas e falhas quanto à escolha dos materiais. Inicialmente iria usar papel Paraná para as casas antigas do bairro, mas como tive dificuldade em trabalhar optei pelo papel cartão tanto para as casas antigas quanto para os “barracões”. A experimentação do material foi de fundamental importância para o resultado final.

Nenhum comentário: