26 de out. de 2011

COMUNIDADES ELEGEM O "SÍMBOLO DO BAIRRO"

Símbolo do meu bairro é um projeto organizado pelo IAB, em Minas Gerais e desenvolvido em parceria com a EA que pretende resgatar a história de Belo Horizonte e valorizar a cultura da cidade fazendo com que todos lancem um olhar cidadão sobre os símbolos representativos de três bairros: Cabana, Lagoinha e Santa Tereza. Achei interessante esses "símbolos" porque o Thiago escolheu o bairro Lagoinha e a Ágar, o Santa Tereza. E eu achei interessante porque a nossa visão "de fora" do bairro às vezes é diferente da visão "de dentro" do bairro, dos próprios moradores.

Segue a reportagem, que eu vi aqui: http://www.ieds.org.br/

"O IEDS e o Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG) divulgaram resultado do Símbolo do meu bairro, projeto de escolha dos símbolos que na opinião da comunidade mais retratam os bairros: Cabana, Santa Tereza e Lagoinha.No Cabana, das quase 2 mil e 300 cédulas, saiu vencedora a Rua Independência com 65% dos votos. No bairro Lagoinha, com mais de 63% dos votos, foi escolhida a Rua Itapecerica como o marco deste bairro. No Santa Tereza, com resultados muito próximos, venceu a Praça Duque de Caxias (48,84%), sendo o Restaurante Bolão considerado o segundo melhor representante do bairro (45,7%).

Devido à pequena diferença entre o primeiro e segundo colocado no bairro Santa Tereza, a coordenação do projeto optou agraciar, com menção honrosa, o Restaurante Bolão, sendo este, desta maneira, incluído na próxima etapa do projeto, que irá discutir junto à comunidade como preservar estes símbolos e apresentar estratégias de atuação. Sendo assim, será encaminhada solicitação do registro do estabelecimento, junto conselho de Patrimônio das Cidades, para o tombamento do restaurante como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, assim como, a Cantina do Lucas, localizado no tradicional Edifício Malleta.

Através de participação popular, foram escolhidos, pela comunidade de cada bairro, os símbolos que mais representam cada região, dentre os candidatos pré-selecionados por meio de trabalho de pesquisa, realizada por grupo multidisciplinar da Escola de Arquitetura da UFMG, composta pelo arquiteto Guilherme Maciel Araújo, o psicólogo Vilmar Sousa, a historiadora Marilda Araujo, a turismóloga Flávia Possato, a arquiteta Lívia Fortini, entre outros, coordenado pelo ex-presidente do IAB-MG e professor da UFMG, arquiteto Leonardo Castriota.".

Rua Itapecerica - Bairro Lagoinha

Praça Duque de Caxias e Igreja de Santa Tereza - Bairro Santa Tereza

Nenhum comentário: